fbpx

BLOG

Atualidade

Geração Z, nascidos e conectados

Geração Z, nascidos e conectados

Os primeiros desta Geração, nascidos em 1995, estão agora a terminar a faculdade. Os outros, nascidos até 2012,

caminham num mundo onde o digital faz parte da humanidade, da natureza, do entretenimento, dos relacionamentos e da busca de informação. A NetFlix, O Facebook, o Google, o Twitter, o Instagram e o WhatsApp fazem parte do seu dia a dia, nunca conheceram um mundo sem estas tecnologias.

São mais de 2 milhões

Em março de 2017, segundo a agência NetSonda, existiam em Portugal 2.566.327 jovens desta geração.
São jovens que se habituaram a ter o mundo no bolso, e a informação à distância de umas palavras chave e um motor de busca.

Aprendem sozinhos

Quer isto dizer, que o conceito de que o conhecimento está com os mais velhos tornou-se muito relativo, ou seja, é uma geração que se autoeduca, e aprende, sem ninguém ensinar.

São melhores que os Milleniums

É importante falarmos nos Millennium, ou seja, a Geração Y, nascida entre 1980 e 1996. Esta geração teve contacto com o digital numa fase da sua adolescência e sem dúvida que são bem mais preparados que as gerações anteriores, mas entre vícios criados pela tecnologia e dispersão por tanta novidade, vêm agora uma geração que os superou, que ao contrário do que se pode supor, privilegiam mais o contacto humano, pois conseguem com mais segurança não se sentirem "sufocados" pela tecnologia, não se deixando dominar, mas dominando.

Os Z caracterizam-se por ser práticos, mais conscientes do mundo que os rodeia, pois o facto de terem enfrentado alguns recentes tempos de crise universal, sentiram o poder da recessão e da privação, e aprenderam!

São mais adaptados

Estão conscientes dos direitos humanos, dos direitos de igualdade de género, das cidades interculturais, da diversidade de raças, da integração dos carros elétricos e da alimentação saudável.

Outro fator curioso pela primeira vez no mundo, a população envelheceu, os velhos vivem mais tempo e trabalham mais anos, o que vai criar outro fato curioso, netos vão trabalhar os seus avós, ou até mesmo liderá-los no trabalho.

Que tipo de adultos serão?

Esta geração ainda está em estudo, ainda não sabemos com exatidão como serão os que agora ainda estão com 7 ou 12 anos de idade, que adultos serão? Que profissionais virão a ser? Que tipo de empresários serão? Uma coisa podemos aceitar como certa, vão comprar, vender, contratar, decidir, despedir, evoluir... tudo digitalmente! A sua empresa está preparada para esta geração?

Autor: Pedro Martins
Alfaiate da Web

 

Artigos relacionados

NEWSLETTER

© 2020 BusinessPoint, All Right Reserved