Normalmente os livros nas prateleiras de uma livraria ou biblioteca são organizados por assuntos ou autores.
Isso facilita a procura do conteúdo ideal.
Na Internet é mais ou menos a mesma coisa. O que muda é a maneira de encontrar o que procuramos. Não há livros numerados nas prateleiras mas existe uma biblioteca gigantesca de conteúdos em formato digital, o objectivo é saber qual a melhor forma de chegar às fontes certas. O canal são os diversos motores de busca gratuitos, mas para uma correta e eficaz utilização é preciso conhecer alguns recursos.
Comecemos então:
1. Seleção do país
Por muito óbvio e elementar que seja esta solução, é muito comum esquecermos de a utilizar, sendo que reduz em grande escala os resultados não desejados.
2. Utilizar palavras de forma simplificada.
As palavras devem ser adaptadas à internet. Exemplo: não sei como investir o meu dinheiro, não é uma frase adequada. Como solução mais acertada seria escrever: as melhores formas de investimento. Uma vez que o que procuramos é um artigo na internet, vamos colocar-nos do lado de quem escreve.
3. Expressão exacta com uso das aspas "x"
Ao utilizar aspas está a dizer ao Google para procurar a expressão exata que se encontra dentro dessas aspas. Isto é, se pesquisar no Google por “investimentos em criptomoeda” com aspas no início e no final da expressão, o Google vai ignorar resultados como: investimentos imobiliários, pagamentos em criptomoeda...
4. Retirar um elemento da pesquisa
Caso pretenda encontrar um tema mas deseja excluir algum elemento pode utilizar o simbolo ( - ).
Exemplo: Consultoria -financeira. O Google vai apresentar vários resultados sobre Consultoria excluindo os que incluem financeira.
5. Pesquisas com a utilização de "OR" (ou)
Para pesquisa de um tema sobre o qual não temos a certeza do termo correto, esta poderá ser uma boa solução, pesquisar com a opção este ou aquele. Basta colocar algumas potenciais variações daquilo que procuramos e separá-los, digitando o símbolo (|) – Funciona muito bem e devolve resultados com uma ou outra opção. Exemplo: Coworking | Co-working
6. Procurar por um determinado tipo de ficheiro
Tal como o caso do site, também pode pesquisar por um ficheiro específico. Escreva por exemplo: receitas filetype:pdf e verá que a pesquisa só irá apresentar receitas em ficheiros pdf.
7. Pesquisar por artigo num Período de tempo
Para aceder a informação sobre eventos que ocorreram durante um determinado período de tempo basta adicionar um calendário para a nossa consulta de pesquisa com a ajuda de três pontos entre as datas. Por exemplo, se queremos descobrir sobre as descobertas espaciais numa determinada data podemos escrever: eventos 2016...2017
8. Pesquisar por conteúdo num website específico
Sendo conhecedor de uma frase mas pretendendo esse conteúdo num determinado website a pesquisa deve ser feita com a utilização do seguinte código Exemplo: criptomoedas site:businesspoint.pt
9. Definições de palavras
Se desejar procurar rapidamente a definição de uma palavra ou frase, basta usar o comando "define:”.
Exemplo de busca: define:Inbound Marketing
Normalmente o resultado será uma miniatura do Wikipedia com a definição do que pesquisou.
10. Palavras esquecidas
Esqueceu-se de uma palavra ou duas de uma frase específica? Usar um asterisco "*" poderá ajudá-lo a encontrar a palavra perdida numa frase.
Exemplo de pesquisa: Redes e "*" informáticos.
O próprio google propõe a palavra em falta
Boas pesquisas!