A experiência do utilizador abrange todas as interações do usuário com uma marca. Após a transformação digital, essa experiência ficou focada principalmente em sites, aplicações móveis, ferramentas e outros recursos semelhantes.
Para as empresas, isso implica um maior esforço para desenvolver uma presença digital coerente e atraente, além de ter que adaptar os seus fluxos de interação cada vez mais às características e aos comportamentos do usuário.
Quais são alguns dos pilares da experiência do utilizador ?
- Atração visual - A primeira impressão é extremamente importante para a experiência do usuário, sendo assim é necessário cativá-lo com display que seja visualmente atraente e fácil de compreender.
- Utilidade - A experiência do utilizador deve ser altamente funcional. Plataformas como aplicativos e sites para todos os dispositivos, devem oferecer valores agregados que ajudem a resolver problemas e satisfazer necessidades dos usuários e clientes.
- Acessibilidade- A acessibilidade, em primeiro lugar, refere-se à possibilidade de aceder a uma página web a partir de diferentes dispositivos. Além disso, exige que o design tenha a capacidade de se ajustar e se otimizar, considerando as características e o formato de cada dispositivo, isso garante uma ótima experiência do utilizador na plataforma independentemente do meio pelo qual ele acede á mesma.
- Credibilidade - Um site ou plataforma digital, precisa projetar credibilidade. Para isso, deve estar livre de erros e, acima de tudo, atender às expectativas que são esperadas pelo publico.
- É importante que as diferentes funcionalidades e os valores agregados realmente cumpram os objetivos que prometem e contribuam de maneira tangível para a solução dos problemas.
- Inovação e originalidade - A experiência é mais gratificante quando o utilizador interage com plataformas e ferramentas inovadoras e originais que têm sua identidade própria e se mostram memoráveis.
A importância de otimizar a experiência
- Melhora a perceção do publico em relação á empresa;
- Eleva a visibilidade do negócio no mercado em que está inserido;
- Aumenta a competitividade;
- Garante retorno sobre investimento;
Como melhorar a experiência do utilizador :
- Adaptação a outros dispositivos - O layout deve ser capaz de se adaptar ao tamanho de tela, sem que ocorram perdas quanto ao entendimento de textos ou visualização de imagens. Essa capacidade de se ajustar aos diferentes dispositivos fará com que a maioria do público tenha uma experiência consistente e dentro dos parâmetros desejados pela sua marca;
- Boa qualidade de imagens- A comunicação visual é muito mais efetiva, já que causa impacto e transmite as informações mais percetíveis. Para aproveitar essa característica e melhorar a experiência do cliente no site, é indispensável recorrer a imagens de boa qualidade. Opte por fotos e vídeos de alta resolução, pois eles causam uma impressão melhor e aumentam a satisfação do utilizador;
- Estrutura de layout- O design do site é importante, porque comunica a identidade visual e fortalece a marca. Mais que a aparência, entretanto, é necessário cuidar da estrutura e de todos os elementos do layout. A intenção é que o site seja intuitivo, fácil de carregar e funcional para as demandas atuais;
- Facilidade para encontrar informações- Uma das medidas para melhorar a experiência do usuário no site consiste em ampliar a usabilidade e a facilidade do website para chegar às informações pretendidas mais facilmente.