Chegou a época que em todas a plataformas que entramos encontramos um cartão de Natal de uma empresa, a desejar um feliz Natal.
Mas sabe o quão importante é fazer um cartão/ post de Natal da sua empresa?
Existe uma categoria de marketing chamada Marketing emocional, que é uma estratégia de marketing baseada na utilização do apelo emocional como forma de atração de consumidores. Mais do que atender a uma necessidade, o marketing emocional busca conquistar o coração do seu público-alvo.
Quando uma empresa faz este tipo de post, a apreciar um feriado religioso, não somente do Natal, faz a os seus clientes ou potenciais clientes se sentirem mais chegados á empresa, criado assim fidelidade.
Enviar cartões de Natal não é apenas uma boa estratégia de marketing, mas é ser grato, para com quem ajudou a sua empresa a crescer este ano.
Os consumidores nesta época encontram-se normalmente mais recetivos a interagir com marcas e empresas através da publicidade, tanto para escolher presentes quanto para receberem descontos e promoções.
Para termos uma comunicação com sucesso temos de adaptar os nossos canais de comunicação á informação que queremos transmitir. Como por exemplo:
- Divulgação de informações sazonais: como, por exemplo, sobre alterações no horário de funcionamento da sua empresa ou sobre a disponibilidade de determinados produtos. Ao manter os clientes atualizados eles permanecem vinculados à sua empresa.
- Vouchers/cartões de oferta: são uma escolha de muitos consumidores para oferecerem aos seus amigos/familiares. Podem, não só, contribuir para um aumento das vendas, como também para que novos clientes conheçam os seus produtos/serviços no resto do ano.
- E-mail Marketing: apesar de todos os novos meios que vão surgindo, o e-mail continua a ser o mais poderoso em termos de conversão. Por essa razão, desenvolva um e-mail de Natal criativo e apelativo, que pode ou não ter uma alguma oferta especial associada.
- SMS Marketing: a grande maioria das pessoas tem o telemóvel sempre à mão e, apesar das redes sociais, as mensagens de texto continuam a ser uma forma rápida e direta de comunicarmos. Os SMS têm taxas de abertura elevadas, constituindo, por isso, uma grande oportunidade para as empresas. Assim, enviar uma mensagem de Natal aos seus clientes pode ser uma boa opção para comunicar com eles nesta época.
- Cartões: os tradicionais cartões de boas festas podem, ainda, desempenhar um papel fundamental na comunicação de Natal das empresas. Tendo em conta que as pessoas recebem poucas cartas atualmente, já pensou que esta poderá ser uma forma de a sua empresa se destacar?