O que é o marketing digital?
Marketing digital é o conjunto de estratégias e técnicas de marketing aplicadas em meios digitais para promover produtos ou serviços. O Marketing digital abrange várias áreas do marketing, como publicidade online, e-mail marketing, marketing de conteúdo, redes sociais, otimização de motores de busca (SEO), entre outras.
O objetivo do marketing digital é criar uma presença online forte para uma marca, aumentar a visibilidade no mercado, gerar leads, aumentar as vendas, etc...
Com o crescimento do uso da internet e dispositivos móveis, o marketing digital tornou-se uma parte essencial das estratégias de marketing de muitas empresas. É importante que estas tenham uma estratégia de marketing digital bem definida e acompanhem e analisem continuamente os seus resultados para fazer melhorias e se manterem competitivas.
Quais as suas vantagens?
As principais vantagens do marketing digital relativamente ao marketing tradicional são:
- A capacidade de segmentar o público com mais precisão;
- Tem um alcance global;
- Aumenta o conhecimento da marca no mercado;
- A flexibilidade em ajustar as campanhas rapidamente;
- É mais económico que o marketing tradicional.
Que tipos de canais de marketing digital existem?
Empresas de todos os tamanhos e setores podem se beneficiar do marketing digital. Alguns dos canais de marketing digitais mais comuns incluem:
- Search engine optimization (SEO): envolve a otimização de um website para melhorar a sua classificação nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) para palavras-chave relevantes.
- Publicidade paga por clique (PPC): envolve colocar anúncios em mecanismos de pesquisa como redes sociais e outros websites e ou plataformas e pagar cada vez que alguém clicar no anúncio.
- Marketing de redes sociais: envolve o uso de plataformas de redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram para promover produtos e/ou serviços.
- Marketing de conteúdo: envolve a criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido.
- Marketing por e-mail: envolve o envio de e-mails direcionados a clientes e/ou potenciais clientes sobre novos produtos ou serviços, campanhas existentes no momento, descontos…
- Marketing de influenciadores: envolve parcerias com influenciadores no seu setor para promover produtos e serviços para seus seguidores.