O que é um Plano de Marketing?
Plano de Marketing é o documento que sintetiza o planeamento das estratégias de marketing para determinado período de tempo.
Onde estão incluídos os objetivos, indicadores, análises, entre outras informações importantes para orientar a sua empresa.
Este plano é a ferramenta mais importante para a gestão do marketing da sua empresa, ele orienta as estratégias e ações da área para que consiga cumprir seus objetivos de maneira eficiente, que consequentemente vai contribuir para o crescimento da sua empresa.
Funções principais do Plano de Marketing:
- Desenvolver os objetos da empresa e o curso de ação proposto.
- Informar as partes interessadas relevantes sobre os objetivos e o plano de ação.
- Convenções com decisões relevantes sobre a visibilidade da meta e o curso de ação proposto.
Como fazer um plano de Marketing?
O seu plano de marketing deve ser simples e eficiente!
É necessário a empresa conhecer o seu mercado e como o mesmo se comporta, a empresa necessita de conhecer a área em que vai atuar e como funciona o mercado de trabalho para esta área.
O plano de marketing tem de ser muito bem trabalhado e estruturado pois influencia todo o planeamento até as atitudes que serão tomadas no decorrer de um período, o que significa que essas ações devem estar de acordo com a situação do mercado atual.
Existem 6 etapas que tem de ter em mente quando vai fazer o seu plano de marketing, essas são as seguintes:
- Objetivos de marketing
- Perfil do público-alvo
- Processo de Compra
- Marketing- Mix
- Plano de ação
Controlo do orçamento e definição de métricas.