fbpx

BLOG

Atualidade

A Tendência que deve conhecer

A Tendência que deve conhecer

Não é incomum lermos por aí a palavra tendência, ou traduções como o termo "trend". A questão é que muitas vezes as pessoas associam apenas a algo que está relacionado à área da moda ou das redes sociais, no uso de hashtags, áudios, memes que estão a viralizar. Mas essa é apenas uma pequena parte da abrangência que há no termo tendência.

Tendência tem ligação direta com o comportamento humano, na forma que vivemos, nas crenças que temos, nas escolhas que fazemos, e isso nos diferentes aspetos das nossas vidas: pessoal, social e profissional. Todos os dias novas formas de pensar, agir e de se comportar surgem mundo afora, e essas mudanças têm forte influência do meio que as pessoas estão inseridas. Muitas dessas mudanças podem representar uma evolução sobre um determinado assunto ou conhecimento.

Gosto de dizer que as tendências mostram para onde o mundo está a caminhar, e isso evidencia não só a direção que o mundo está a ir, mas também os diferentes caminhos que se pode trilhar.

Todos os anos a "Pantone", considerada uma autoridade das cores no mundo, lança cores que influenciarão os trabalhos de diferentes profissionais em diferentes nichos como moda, arquitetura, eventos, ‘design’ de produtos, entre outros. E para chegar às chamadas “cores do ano” é feito um estudo sobre o momento do mundo, como as pessoas estão a pensar, agindo e consumindo, e esse estudo é materializado em cores.

A "Pantone" é apenas um exemplo da forma como as tendências são importantes não só para criar produtos que possam influenciar novas decisões de compra, como também como é importante olhar para o mundo, pessoas e comportamentos para pensar produtos que, na sua conceção, estão a olhar para a direção que o comportamento humano está a ser levado.

A importância de estudar as tendências de consumo globalmente e aquelas que são "nichificadas" dá a um projeto mais confiança e fiabilidade da aceitação pelo público.

Novas empresas, produtos, serviços e projetos nascem todos os dias, que se basearam em alguma proposta de valor para o seu nascimento. Mas muitos, da mesma forma que nascem, tendem a morrer e o erro que leva a essa morte pode estar associado a não ter um alinhamento com aquilo que o público procura. Uma solução a isso, é olhar para as tendências como uma forma de encontrar um ponto de convergência com aquilo que se pretende desenvolver ou criar e aquilo que o mundo indica ser uma possibilidade de desejo. Essa é uma das essências importâncias de se estudar, aprofundar e conhecer sobre tendências.

Mas onde se encontra conteúdos sobre tendências? Mesmo não tendo a pretensão de parecer evasivo, a resposta é depende. E o depende tem a ver com cada área. Há diversas empresas que falam de tendências globalmente e que estão geralmente relacionadas com consumo, como, por exemplo, a Euromonitor, a TrendHunter. Mas, há muitas outras empresas que operam em nichos específicos e que todos os anos publicam relatórios de tendências relacionados a áreas específicas, exemplo: "Meta", Accenture, MCKinsey, Futuros Possíveis, WEF (Word Economic Fórum). Também é importante pensar que as tendências de consumo geralmente são os grandes guarda-chuvas que encobrem outras tendências "nichificadas".

Em artigos futuros trarei diferentes tendências que poderão ajudar a entender sobre certos comportamentos e entender mais sobre a direção que o mundo caminha.

Escrito por Lúcio Roberto

Artigos relacionados

NEWSLETTER

© 2020 BusinessPoint, All Right Reserved