fbpx

BLOG

Atualidade

Marketing Digital em Tempos de crise

Marketing Digital em Tempos de crise

Como as empresas se adaptam e prosperam em situações adversas, como a pandemia COVID-19.

Atualmente, vivemos num planeta que está em constante mudanças e desafios, sejam estes económicos, sociais ou na saúde que podem afetar empresas e negócios. Fevereiro de 2019 chegou, mas não foi bem-vindo com a notícia que recebemos: uma pandemia. Pandemia essa, que fez com que o marketing digital se tornasse uma ferramenta essencial para as empresas de todas as dimensões, onde tiveram de se adaptar e enfrentar vários desafios.

O facto de estarem todos confinados, fez com que muitos passassem mais tempo online do que nunca, onde recorriam à internet para procurarem informações, para puro entretenimento ou até para compras, e foi aí que plataformas como o “Minipreço online” ou até mesmo o “Mercadão” dispararam. As empresas que já estavam bastante habituadas ao mundo do digital tinham uma vantagem, pois conseguiam continuar a conectar-se com os seus clientes, o seu público-alvo. Esta presença online fez com que os seus negócios continuassem a funcionar e com que não fossem à falência, ao contrário de muitas outras.

Mas com isto, vem o consumidor. Assim como, certas empresas, mudaram drasticamente o seu comportamento, os clientes também o fizeram. As suas necessidades e os seus desejos mudaram, o que fez com que as empresas tivessem de se adaptar, de maneira a não perderem o bem mais precioso. Foi aqui que o marketing digital desempenhou um papel fundamental, permitindo que as mesmas adequassem as suas estratégias ao momento.

Passando a um dos tópicos mais falados, mais usados: redes sociais. Foram estas que possibilitaram uma maior comunicação entre empresas e clientes. Graças às Live Streams e webinars, houve um aumento de popularidade, permitindo que as marcas se conectassem de um modo mais direto e pessoal com o seu consumidor, para além do uso de “influencers”, dando assim mais visibilidade à mesma.

Podemos observar que a pandemia trouxe desafios inesperados, mas, ao mesmo tempo acelerou a inovação do marketing digital. Como já disse anteriormente, mas agora por outras palavras, as empresas que se conseguiram adaptar e aproveitar cada momento e oportunidade disponíveis não tiveram qualquer problema em enfrentar esta crise. Foi possível ver que o marketing digital mostrou ser uma das ferramentas mais versáteis e vitais em tempos de pandemia, onde demonstrou o seu crescimento e a sua adaptação contínua a longo prazo. À medida que continuamos a evoluir, o marketing digital continuará a ser uma força para o crescimento das empresas.

Artigos relacionados

NEWSLETTER

© 2020 BusinessPoint, All Right Reserved