O sucesso de um negócio geralmente exige parceria com outras pessoas e empresas para fazer as coisas acontecerem.
Algumas parcerias são formais, como a cadeia de fornecimento de terceiros, enquanto outros são menos formais, como quando os vendedores de empresas diferentes fazem uma parceria para fecharem juntos um serviço.
Portanto é do interesse de todo empreendedor saber como fazer que suas parcerias tanto formais, quanto informais sejam saudáveis e felizes, o que provavelmente vai resultar no sucesso mútuo.
Enuncio assim 9 passos essenciais para poder alcançar isso mesmo:
1 - Prepare-se para abrir mão de algum controle
É uma tendência natural que os empreendedores procurem controlar o seu destino. No entanto, a parceria sempre envolve o risco de ficar vulnerável às falhas de seu parceiro. No mínimo, uma parceria requer que você partilhe conhecimento como seu próprio limite pessoal e os pontos fracos da sua empresa, que pode fazer com que você se sinta menos confortável por revelar.
2 - Compreenda suas forças e fraquezas
Antes de considerar uma parceria, deve primeiro entender o que você e a sua empresa trazem para o relacionamento e para a parceria, ou seja que ajuda representará para seu parceiro. A maneira mais fácil de fazer isso é criar uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Se houver verdadeira honestidade você será capaz de identificar as áreas onde poderá ajudar um parceiro, bem como áreas em você precisará de ajuda.
3 - Selecione o parceiro certo
Procure indivíduos ou empresas que com pontos fortes onde você tem pontos fracos, e vice-versa. Também é necessário avaliar não só as necessidades das empresas mas também a componente humana envolvida. A parceria resulta de duas partes que demonstrem interesse.
4 - Construir um consenso sobre a parceria
Após o lançamento da parceria elabore um acordo de trabalho com a definição de quem vai fazer o que e quando. Construa um plano de ação para lidar com o aparecimento de oportunidades.
5 - Adopte um rigoroso código de ética
A ética entre os parceiros é o que faz possível a parceria. Assim, a regra de ouro consiste em ser nós próprios aquilo que desejamos que o nosso parceiro seja.
6 - Vá além dos seus compromissos
A melhor maneira de aumentar o nível de confiança numa parceria é sempre oferecer um pouco mais do que nos comprometemos a dar. Dê, constantemente, uns "rebuçadinhos" para adoçar o seu parceiro.
7 - Seja paciente com a parceria
Se a parceria se desenvolver com problemas, não ceda à raiva ou frustração. Conheça o seu parceiro. Se a questão envolver dinheiro, descarte-a de forma justa ou ofereça uma maneira de colocar ponto final a tudo.
8 - Monitorize e meça
A comunicação ineficaz é a principal razão para as empresas falharem. Como qualquer outro negócio ela é a medida que fornece a base para uma parceria significativa e eficaz.
9 - Celebre
Obter uma parceria com um aperto de mão inicial para um relacionamento de longo prazo exige muito combustível emocional. Para a parceria progredir ambas as partes terão de investir tempo e energia para manter e fortalecer o relacionamento. A melhor e mais fácil forma de o fazer é comemorar, sempre e sempre que a parceria junta conseguir alcançar algo significativo.
Autor: Pedro Martins
Alfaiate da Web