fbpx

BLOG

Emprendedorismo

Criar ou identificar oportunidades de negócio, qual a diferença?

Criar ou identificar oportunidades de negócio, qual a diferença?

Antes de mais é preciso esclarecer que uma ideia não é uma oportunidade de negócio.

Podemos afirmar que, "isso é o que vamos ver!"

A ideia inicial de negócio precisa ser bem analisada antes de poder ser considerada uma oportunidade.

Normalmente só depois de muitas ideias "remetidas para o caixote do lixo" é que o empreendedor encontra "a" oportunidade.

Basicamente, o processo consiste em identificar ideias de negócio e, a partir dessas ideias, desenvolver as oportunidades, avaliando o potencial da ideia, analisando os recursos que serão necessários, a viabilidade da ideia em termos de licenciamento, marca, necessidades do mercado e público alvo.

Importa então para começar, identificar ideias de negócio. É um autentico exercício de criatividade e de conhecimento do mercado e das tecnologias disponíveis.

Deixo algumas questões com resposta imediata:

1 - Existe um desiquilíbrio entre a procura e a oferta?
Isso pode ser um sinal!

2 - A janela de oportunidades é favorável?
Atenção que o que era uma necessidade a alguns anos atrás pode não fazer sentido na atualidade.

3 - Os recursos reduzidos podem ser utrapassados com alguma criatividade?
Se sim, estamos no caminho certo!

4 - O empreendedor identifica-se com o meio em que será desenvolvida a ideia?
Se não, as coisas não vão correr bem!

5 - A forma como a ideia vai produzir dinheiro é clara e objectiva?
É necessário criar valor para o cliente produzindo benefícios claros que ele valoriza. Só assim ele vai comprar.

Enquanto procura ideias de negócio, o empreendedor deve pensar que as oportunidades de negócio surgem em consequência de mudanças.

Se nada mudar, as empresas já instaladas estão em clara vantagem.

Lembre-se, as melhores oportunidades surgem portanto de mudanças do meio ambiente, sociais e económicas.

Mas uma nota final, melhor que reagir às mudanças... é provoca-las, com inovação e impacto!

Autor: Pedro Martins
Alfaiate da Web

Artigos relacionados

NEWSLETTER

© 2020 BusinessPoint, All Right Reserved