É cada vez mais importante uma boa comunicação nas empresas e bem cuidar da imagem, percebendo a sua importância e impacto nas empresas.
Quando se abdica das principais ferramentas de divulgação e fortalecimento da marca, acaba-se por transmitir uma imagem de descuido e consequentemente cria-se uma má reputação para a empresa.
Uma marca forte, com um excelente produto ou serviço, é sem duvida o sucesso da empresa é o que "fala" por ela ao mundo.
Com a ajuda do design e duma boa estratégia técnica e criativa, vai-se representar visualmente uma ideia ou mensagem, que são características funcionais e estéticas, pensadas para alcançar um objetivo ou solucionar um problema.
O design comunicacional deve aplicar-se a toda a comunicação visual da empresa, para uniformizar e divulgar os produtos ou serviços, desde identidades visuais, embalagens, peças gráficas e digitais, livros, revistas, materiais promocionais, placas, painéis, interfaces, websites, entre outros.
Todos os projetos de design necessitam de pesquisa, uma grande coerencia grafica e respeitar as etapas de desenvolvimento dos projetos para corresponder aos objetivos da empresa.
O design soluciona problemas de comunicação entre empresas e consumidores e influencia a percepção do público-alvo em relação a um produto ou serviço, despertando a curiosidade ou o desejo dos clientes.
Recorrendo a exemplos de marcas liders no seu segmento, como a Coca-Cola, a Nike e a Apple, que investem milhões anualmente na comunicação das suas marcas, obviamente tem o propósito de rentabilidade, que gera um grande retorno, caso contrário não o fariam...
Alguns dos motivos para a sua Empresa investir no Design:
- A primeira impressão é a que fica
É no primeiro contato entre os consumidores e uma empresa que se dão os 1º estímulos visuais, seja por meio de um cartão de visitas, um folder, uma fachada, um veículo decorado, um site, etc.
- Design como Diferencial Competitivo
Quando as empresas oferecem produtos ou serviços semelhantes, um bom design é fundamental na tomada de decisão do consumidor, pois agrega valores estéticos e emocionais aos produtos e serviços.
- Imagem Coerente e Positiva
O design tem um papel fundamental na construção de uma imagem empresarial sólida, positiva, competitiva, e é visto como uma poderosa ferramenta de comunicação empresarial, muito atraente aos olhos dos consumidores, fortalecendo a marca e ajudando a posicionar a empresa no mercado.
- Reduz o tempo de entrada no mercado
Poucas são as empresas que conseguiram reconhecimento sem investir em uma comunicação visual adequada, mesmo tendo um bom produto e um bom atendimento.
Isso porque o design comunicacional de uma empresa é parte vital do negócio, para fortalecer o contacto e mante-lo "vivo".
- Custo-benefício
Se a marca não está apelativa e necessita de um redesign, terá de ter em conta, os gastos de uniformizar toda a comunicação da empresa, para a aplicação da nova identidade visual, que irá obrigar à produção de novos materiais impressos, fachadas, uniformes, entre outros materiais, para que a empresa não fique com duas marcas, e num curto espaço de tempo para evitar alguma confusão na comunicação com os clientes.
Deve também comunicar a mudança, aproveitando a oportunidade para reforçar os laços de confiança para a marca.
Autor: Sandra Romano