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Como melhorar a comunicação da sua empresa?

Como melhorar a comunicação da sua empresa?

A Comunicação empresarial ou corporativa é uma atividade estratégica para as diretorias e presidências das empresas.

Esta estratégia tem de ser eficiente pois é fundamental para o funcionamento de uma empresa devido a integrar todo o processo comunicacional entre a empresa e o público, seja interno ou externo.

A falta de uma comunicação empresarial ou uma com uma estratégia não eficiente traz prejuízos não só à imagem da marca como também prejudica o desempenho da instituição perante os públicos externos, e o funcionamento interno da própria empresa.

Esta comunicação é que vai garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da empresa. Com esta estratégia os colaboradores vão ter um alinhamento com os pilares e valores da organização o que vai facilitar o alcance das metas e os objetivos organizacionais. Para além disso os colaboradores sentem-se melhor no seu local de trabalho o que consequentemente vai aumentar o seu desempenho, assim havendo inovação constante e cria defensores da sua marca.

Por isso, é fundamental que a comunicação esteja sempre alinhada conforme a missão e a visão da empresa, e seja elaborada dentro de um plano empresarial para que possa ser utilizada da melhor forma possível.

 

Para além de aumentar o desempenho dos trabalhadores, uma boa comunicação empresarial reflete-se em outros fatores como por exemplo:

  • Uma boa comunicação evita rumores e mexericos;
  • Abre espaço para duvidas e sugestões por parte dos seus colaboradores;
  • Melhora a imagem de marca da empresa
  • Melhora no geral todo o clima organizacional.

Antes de fazer a sua estratégia tem de decidir qual será o seu mix de comunicação em marketing, para adequar a sua mensagem ao mesmo. Existem vários meios e cada um tem os seus benefícios e têm que escolher o que se adequa mais a sua empresa e á sua mensagem. Pode escolher entre os seguintes:

  • Publicidade
  • Comunicação móvel
  • Eventos e experiências
  • Marketing online e nas redes sociais
  • Marketing direto
  • Boca a boca
  • Relações Públicas e Publicidade
  • Embalagem
  • Venda pessoal

 

Após ter escolhido o melhor mix de comunicação, pode começar a desenvolver a sua Estratégia Comunicacional da sua empresa.

 

Deve começar por definir quais os seus objetivos de comunicação, para isso tem que definir os seguintes pontos:

 

  • Definir o foco da comunicação da empresa
  • Definir os benchmarks de comunicação
    • Benchmarking é uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu
  • Determinar o orçamento de comunicação

 

Depois de ter definido os objetivos deve definir a mensagem que quer passar ao seu target. Ao definir essa mensagem que que garantir que a mesma siga estes pontos:

 

  • Ressoar com os consumidores de forma racional e emocional
  • Distinguir a marca dos concorrentes
  • Seja amplo e flexível o suficiente para se traduzir em diferentes mídias, mercados e períodos de tempo

 

Após estes procedimentos tem que implementar a sua estratégia na sua empresa da melhor forma possível e em tempo irá obter os resultados desejáveis.

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