A Comunicação empresarial ou corporativa é uma atividade estratégica para as diretorias e presidências das empresas.
Esta estratégia tem de ser eficiente pois é fundamental para o funcionamento de uma empresa devido a integrar todo o processo comunicacional entre a empresa e o público, seja interno ou externo.
A falta de uma comunicação empresarial ou uma com uma estratégia não eficiente traz prejuízos não só à imagem da marca como também prejudica o desempenho da instituição perante os públicos externos, e o funcionamento interno da própria empresa.
Esta comunicação é que vai garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da empresa. Com esta estratégia os colaboradores vão ter um alinhamento com os pilares e valores da organização o que vai facilitar o alcance das metas e os objetivos organizacionais. Para além disso os colaboradores sentem-se melhor no seu local de trabalho o que consequentemente vai aumentar o seu desempenho, assim havendo inovação constante e cria defensores da sua marca.
Por isso, é fundamental que a comunicação esteja sempre alinhada conforme a missão e a visão da empresa, e seja elaborada dentro de um plano empresarial para que possa ser utilizada da melhor forma possível.
Para além de aumentar o desempenho dos trabalhadores, uma boa comunicação empresarial reflete-se em outros fatores como por exemplo:
- Uma boa comunicação evita rumores e mexericos;
- Abre espaço para duvidas e sugestões por parte dos seus colaboradores;
- Melhora a imagem de marca da empresa
- Melhora no geral todo o clima organizacional.
Antes de fazer a sua estratégia tem de decidir qual será o seu mix de comunicação em marketing, para adequar a sua mensagem ao mesmo. Existem vários meios e cada um tem os seus benefícios e têm que escolher o que se adequa mais a sua empresa e á sua mensagem. Pode escolher entre os seguintes:
- Publicidade
- Comunicação móvel
- Eventos e experiências
- Marketing online e nas redes sociais
- Marketing direto
- Boca a boca
- Relações Públicas e Publicidade
- Embalagem
- Venda pessoal
Após ter escolhido o melhor mix de comunicação, pode começar a desenvolver a sua Estratégia Comunicacional da sua empresa.
Deve começar por definir quais os seus objetivos de comunicação, para isso tem que definir os seguintes pontos:
- Definir o foco da comunicação da empresa
- Definir os benchmarks de comunicação
- Benchmarking é uma análise estratégica das melhores práticas usadas por empresas do mesmo setor que o seu
- Determinar o orçamento de comunicação
Depois de ter definido os objetivos deve definir a mensagem que quer passar ao seu target. Ao definir essa mensagem que que garantir que a mesma siga estes pontos:
- Ressoar com os consumidores de forma racional e emocional
- Distinguir a marca dos concorrentes
- Seja amplo e flexível o suficiente para se traduzir em diferentes mídias, mercados e períodos de tempo
Após estes procedimentos tem que implementar a sua estratégia na sua empresa da melhor forma possível e em tempo irá obter os resultados desejáveis.