fbpx

BLOG

Emprendedorismo

5 formas de Inovar sem inventar

5 formas de Inovar sem inventar

É fundamental entender que o empreendedor não é necessariamente um inventor. Não é necessário inventar a pólvora para inovar.

Para inovar basta criar novos métodos ou produtos e colocá-los de forma diferente no mercado para aumentar a sua rentabilidade.

Abaixo ficam alguns exemplos a serem considerados como inovação:

1 - Lançar Novos Produtos
2 - Reorganizar uma indústria ou um espaço
3 - Encontrar novas fontes de fornecimento
4 - Entrar em novos mercados
5 - Introduzir novos métodos de produção

- Uma inovação tão simples como um café de bairro oferecer uma produto diferenciado como "Francesinhas à moda do Porto" pode fazer toda a diferença e gerar um fluxo muito maior de clientes. Ficamos com um claro exemplo de "Lançamento de novos produtos", no entanto nada foi inventado.

- Outro exemplo, se um estabelecimento como um café resolver oferecer novas valências como refeições diversas, salão de jogos, aulas de música, salas de leitura, entre outras inovações, estamos perante uma situação de "Reorganização do espaço". Veja, mais uma vez não foi necessário inventar.

- Por outro lado, se o café resolver vender um novo tipo de café, desta vez importado diretamente do Brasil. "Encontrou-se novas fontes de fornecimento", e mais uma vez essa diferença foi conhecida pelos clientes. Inovou-se mais uma vez sem inventar.

- Desta vez uma urbanização onde não existe qualquer exploração em termos de cafés e restaurantes, se abrir o primeiro café, mesmo que igual a todos os que já conhecemos trata-se de uma inovação de "Entrar em novos mercados", sem inventar.

- Por fim, o café que servia refeições ligeiras resolveu incrementar outro método, o Take away... Um "Novo método de produção" que serviu um publico de necessidades mais específicas e não se inventou em absoluto nada, só se inovou um método.

O inventor é aquele que procura desenvolver coisas novas, sem que para tal esteja orientado para o mercado.

Ser Empreendedor passa, portanto, por juntar duas vertentes indispensáveis, inovar, mas sempre orientado para o mercado.

Pedro Martins
Alfaiate da Web

Artigos relacionados

NEWSLETTER

© 2020 BusinessPoint, All Right Reserved